23 de fevereiro de 2011

Anime-se... (por Dani Poli)


Atendendo ao pedido da Ale, hoje o assunto escolhido é a motivação relacionada com a prática de atividade física. Assunto este que domino muito bem, e sempre me fez ficar com aquela pulguinha atrás da orelha.

Como Educadora Física e Personal Trainer, encontro todos os dias pessoas lutando contra a vontade de desistir e a favor de achar aquela coisa que está faltando, aquela força de vontade e determinação já esquecidas, aquela vontade de estar melhor. Vejo pessoas que antes eram as mais-mais da academia, que conquistaram aquele corpo torneado, simplesmente desistindo de treinar. E, o pior, depois que desistem simplesmente não conseguem mais voltar.

Sendo assim, bolei uma listinha com 3 passos que vão ajudar você a não desistir de se cuidar ou vão fazer você se sentir mais animada a voltar pra malhação.

1° passo: FAÇA UMA ATIVIDADE QUE TE DÊ PRAZER!


Musculação, Natação, Ginástica, Corrida, Boxe, Caminhada, Dança, etc, opções não faltam para você escolher. Se você pratica uma atividade que não te anima mais, que não faz você ter vontade de ir ao treino, deixe ela de lado, infelizmente ela não serve para você. Por exemplo, se você é muito magrinha, te mandam pra musculação para você ganhar massa muscular. Mas você simplesmente odeia puxar ferro, então, sai dessa ! A primeira coisa que uma modalidade tem que ter para ela funcionar no seu corpo é ela ser prazerosa. Quando treinamos sem vontade os exercícios funcionam muito pouco, não dão resultado, isso por que tudo começa lá na nossa cabecinha. Exercício exige concentração para fazer efeito. Teste para ver, fazer exercício gostando dele é 100% melhor.

2° passo: ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL DE QUALIDADE!

Se você faz alguma atividade monitorada por um profissional, exija dele comprometimento e resultado. Afinal, a manutenção da sua saúde e bem estar dependem desse profissional. Quando você inicia alguma atividade, você está entregando seu corpo nas mãos do profissional para que este faça o que for preciso para você alcançar seus objetivos (percebeu a importância disso ?). Se você não sente mais motivação, peça para o profissional mudar seu treino ou fazer o que for preciso para que você volte a sentir prazer com o exercício. É seu direito dar o direcionamento para o profissional poder realizar bem o seu trabalho. Muitas vezes pequenas mudanças na sua rotina de exercícios podem fazer um verdadeiro milagre.

3° passo: METAS POSSÍVEIS!

Às vezes o nosso maior sabotador é o excesso de animação. Isso mesmo, acredite se quiser, motivação demais não traz sucesso. Não adianta querer vivar a saradona do pedaço do dia pra a noite; corpos bem modelados demandam tempo para se tornarem realidade. Já vi muitas pessoas começando com tudo, treinando seis dias por semana e logo na terceira semana desistem. Já não é novidade que existe a dor muscular - um fator determinante para a resistência de muitas pessoas à prática de exercícios. Também sabemos que para a maioria das pessoas, os benefícios demoram a aparecer, ainda mais se o objetivo é emagrecer. Estipule metas reais e possíveis, não se cobre demais por números. Ter garra é importante e ser ambiciosa também, mas use sua necessidade e faça ela jogar a seu favor. Comece devagar e encare o exercício como parte fundamental do seu dia, afinal, é muito bom dedicar um tempinho para si mesma. Não pense só no trabalho, na casa e nos outros... Cuidar de si é o melhor passo para sua beleza interior vir à tona.

Acredito que existem mil e um passos que podem te ajudar a começar ou voltar para a prática de exercícios, (talvez em outra oportunidade possamos voltar a conversar sobre isso). Mas, me despeço deixando um recado: quando você perceber que fazer exercício é uma forma de dizer em silêncio “eu me amo” você terá grandes motivos para comemorar, afinal, você percebeu que ser uma bela mulher é ter apreço pela sua saúde.

Espero ter ajudado. Caso queira compartilhar suas experiências ou tirar suas dúvidas, visite meu blog: http://www.professoradanipoli.blogspot.com

Beijos no coração...

Daniela Poli – Personal Trainer.

* Nota da Ale: Daniiii,obrigada pela super dica !
Adoramooos, não é meninas ???

4 comentários:

  1. Vou querer postar muitas vezes aqui, hehe :)

    Espero que gostem, qualquer dúvida é só chamar!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Adorei Dani, 1º passo realmente é muito importante... fazer aquilo que dá prazer, motiva muito mais. Meu caso, musculação nem pensar, começava e desistia direto, até conhecer a ginástica... conto as horas pra ir malhar :D adóroooo (:

    ResponderExcluir
  3. muito saudavel o post de hoje.. vou entrar no blog pra esclarecer umas duvidas minhas...pois tenho maior vontade de faezr academia, mas nao posso fazer qualquer exercicio.. obg amoress...♥

    ResponderExcluir
  4. simplesmente perfeito....
    "eu me amo"....
    desistir e desmotivar é possivel e humano, mas o melhor é poder recomeçar....
    Obrigada Ale e Dani....

    ResponderExcluir