21 de janeiro de 2011

Um intercâmbio de postagem

A postagem de hoje é um tanto quanto diferente. Convidei a Joice, mais uma querida amiga e cliente Vanilla, para falar sobre intercâmbio, já que ela está diretamente envolvida em um. Tenho certeza que servirá pra tirar muitas dúvidas, de muita gente. Segue na íntegra: Bjssss


A pedidos (da linda Ale), eu vou escrever um pouco sobre a experiência do meu intercâmbio, digo, pré-experiência, já que estou no Brasil aguardando a viagem..
Acredito que o intercâmbio já passou pela cabeça da grande maioria, pelo menos sempre passou na minha desde criança, mas muitos não realizam por diversos motivos, tais como: insegurança, falta de grana (digo que é falta de planejamento) e muitas vezes por se sentir preso, seja pela família, por algum namorado (a) ou por já terem filhos... e por aí vai.

Muitas pessoas me abordam dizendo que sou doida (por largar tudo e ir embora), outras me dizem que sou corajosa, mas muitos apoiam e sei que gostariam de ter a mesma oportunidade.

Vou falar um pouquinho de mim para que todos entendam a minha motivação e a minha decisão de fazer um intercâmbio...

Meu nome é Joice Jamile, tenho 23 anos, sou formada em economia e há poucos meses trabalhava como representante de vendas na área da saúde. Apesar de não acreditar em signos (sou cética e atéia) incorporo bem as características de gêmeos (falante, espontânea, aventureira, inconstante e bipolar)... Agora fica fácil entender porque o intercâmbio sempre foi um sonho, um desejo e lógico, uma aventura.

Eu havia desistido da idéia várias vezes, pois sempre acontecia uma coisa ou outra que impedia... Primeiro a falta de grana (minha família nunca me daria subsídios pra isso), e os primeiros empregos nunca rendem bons salários. Depois veio a faculdade e a possível carreira dentro de uma instituição financeira; logo após, um casamento (considerando que um ano e meio morando junto é ter um casamento), e é extremamente impossível pensar em intercâmbio quando se é casado. Quando me dei conta, já estava solteira e insatisfeita com a nova gestão da empresa... E foi aí que uma amiga me contou sobre o intercâmbio que ela faria. Eu fiz as mesmas perguntas que todos me fazem, amei a idéia e então resolvi realizar este grande sonho. Uma oportunidade de crescimento pessoal (não digo profissional, porque o subemprego é aprendizado para humildade, apenas isso) e lógico, aprender uma nova língua e a conviver com diferentes culturas.



Então vamos às perguntas mais comuns:

“Por que escolher a Irlanda?” Bom, a Irlanda tem a vantagem em relação ao visto, ou seja, ao contrário dos outros países onde você precisa tirar o visto antes de ir, lá, quando matriculado em uma escola, você retira o visto quando chega na imigração. Este visto te abre as portas para passear pela Europa tranquilamente. O quesito preço também chamou a atenção: seis meses de curso na Irlanda é quase o mesmo preço de um mês de curso na Inglaterra. Sem contar que a Irlanda é a terra do St Patrick’s Day, dos PUBs, da cerveja Guinness, do U2 e de lindos castelos. (Total minha cara)



“Quanto custa um intercâmbio como este?” Vamos fazer uma tabela com preços aproximados:

* Curso de seis meses (lhe permite seis meses de visto para trabalho part time e após o curso mais 6 meses de visto para trabalho full time) - R$ 3.800,00;
* Seguro obrigatório - Na Europa existe um tratado que obriga a aquisição de um seguro de vida (alguns servem como plano de saúde) R$ 900,00 para cada seis meses;
* Passagem aérea – R$ 2.200,00
* Valor obrigatório para comprovar na imigração que você tem condições de se manter – atualmente o valor é de E$1.000 (aprox. R$ 2.300,00). Após Abril, nova lei entrará em vigor e esse valor passará para E$3.000,00 (Uiii.. aí complica um pouquinho, mas se você conseguir um emprego, vai conseguir poupar e trazer esse dinheiro de volta.. É torcer pro Euro aumentar e você sair ganhando).

E lógico, é sempre bom pensar em levar algo a mais do que os mil Euros, pois esse dinheiro deverá ser depositado em banco irlandês e ficará retido por alguns dias. Então, levar mais uns quinhentos Euros para garantir.

O total mínimo pra você fazer uma viagem como esta é de aproximadamente R$11.000,00. Então, se assim como eu, você tem o intercâmbio como sonho, uma oportunidade de dar um Up no seu currículo e até de dar uma espairecida (que também é meu caso; juntei a fome com a vontade de comer), podes fazer um planejamento, se tiver carro pode vendê-lo e por aí vai. Tenho certeza que você se espantou que com tão pouco podemos agregar tanto aprendizado e experiência.

Isso foi só o começo. Caso vocês gostem ou queiram saber mais informações, só comentar e/ou pedir pra Ale que os mantenho atualizados. Vou partir em Fevereiro, mas como sou curiosa, já fucei por tudo e aprendi várias coisinhas.

Foi um prazer escrever para vocês. Um beijo e até a próxima! See ya.

3 comentários:

  1. Adorei tudo que você escreveu!
    Fiz um intercâmbio também a dois anos atrás e estou louca para voltar (no meu caso eu fui para a Alemanha mesmo),então lhe aconselho de aproveitar cada dia como se fosse o último!
    A primeira semana talvez você sinta um pouco de dificuldade em se adaptar (espero sinceramente que não),mas isso logo irá passar porque você estará realizando um sonho tão como eu realizei.
    Tenha responsabilidade e saiba cuidar do dinheiro,porque la fora tudo é uma tentação *risos*
    Boa viagem e aproveite!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Anyssa!!
    Com certeza, vou ter que guardar o dinheiro muito bem pra não gastar.. e me empenhar pra arranjar um freela! HAHAHAHAHA

    ;)

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Intercâmbio é uma experiência e tanto, também já me planejei algumas vezes e acabei "furando" comigo mesmo, acontece!
    Tenho certeza que a Ale vai deixar a Joice nos contar tudinho sobre "Éire" e a Europa!

    Esqueceu de falar que lá é o cantinho do trevo de 4 folhas, dos duendes e do pote de ouro no final do arco-íris (se encontrar, podes ter grana pra mais alguns intercâmbios!) kkkk
    Adoro as lendas daquele lugar, sempre uso verde no Patrick’s Day!

    Aproveita tudinho!

    Beijo-beijo!

    ResponderExcluir