21 de outubro de 2015

Curiosidades sobre as cervejas da Oktoberfest

Olá amoras...

A Oktobesfest é marcada por muita tradição, que inclui além de todas as atrações incríveis e muitas comidinhas deliciosas, o famoso chopp geladinho! Na festa são ao todo 7 cervejarias: Eisenbahn, Baden Baden, Schin, Bierland, Container, Das Bier e Wunder Bier. Vem conhecer os tipos de cervejas mais pedidas:



Pilsen: é o estilo de cerveja mais consumido no mundo! A cerveja Pilsen é uma cerveja bem dourada, com notáveis aromas de lúpulo e um sabor bem acentuado de malte. São cervejas de baixa fermentação, com graduação alcoólica geralmente entre 4 e 5%.

Weiss/Weizen: é a famosa cerveja de trigo! As cervejas de trigo alemãs, são feitas, em sua maioria, com cinquenta por cento ou mais de malte de trigo e o restante de malte de cevada, em geral, não são filtradas, ou seja, as leveduras permanecem na garrafa trabalhando e produzindo os sabores e aromas da cerveja. Com isso, uma inevitável turvação confere a esse estilo de cerveja uma cor e um brilho característico que deu origem ao termo weissbier, ou seja, “cerveja branca” em alemão.

Pale Ale: Foram criadas para competirem com as cervejas Pilsen durante a Segunda Guerra Mundial, o que difere é o tipo de fermentação, que é feita em temperaturas mais altas, geralmente entre 15 e 24ºC, com graduação alcoólica até 6%.

Chopp de Vinho: Recebe este nome pela maneira como é servido, sob pressão. É feito a partir de uvas selecionadas e resulta em um sabor bem refrescante e com uma cobertura cremosa. É a preferência das mulheres por ser bem docinho.

Curiosidade: Qual a diferença entre o chope e a cerveja?

Os ingredientes e teor alcoólico são os mesmos, porém o chopp não chega na fase da pasteurização, ou seja, enquanto as cervejas são pasteurizadas (tem sua temperatura elevada e resfriada rapidamente para matar as bactérias e evitar que elas continuem o processo de fermentação), o chope não passa por este processo.

Beijos e ótima quarta-feira com desfile!

Nenhum comentário:

Postar um comentário