22 de maio de 2012

Sweet de intercâmbio !

Lembram da Joice?

Ela já passou por aqui no primeiro post, e num segundo post.. Já tá a mais de um ano na Irlanda, tá namorando, veio visitar o Brasil em Março, e tá cheia de planos.

Hoje ela veio nos falar sobre cup cakes; vejam só que delícia!

Obrigada Joice por escrever mais uma vez com tanto carinho para o Sweet!

Segue a postagem "By Joice", especial para o Vanilla:


"Olá meninas Vanilla..
Aqui estou pela terceira vez pentelhando vocês com mais um post, a pedidos da sweet Alê.

E o assunto de hoje é sobre cupcakes, que está super na moda, são lindos e deliciosos (e também em porções individuais que facilitam na dieta, não é mesmo?)

Estou escrevendo sobre cupcakes porque o tempo livre que tenho aqui na Irlanda (crise, part time job, no money), decidi partir pro mundo dos cupcakes e pô-los a venda. Achei que seria uma boa idéia, já que não conheço ninguém que não goste. Até os meninos se rendem a beleza e gostosura desses mini bolos.

Primeiro vou explicar o porquê do nome cupcake (cup = xícara, cake = bolo)..  Há na verdade, duas hipóteses sobre o porquê em chamá-los cupcakes. Primeiro porque as medidas eram feitas em xícaras (uma xícara de trigo, uma xícara de açúcar e etc) e outra porque eram assados em pequenas xícaras, já que os fornos até o século XIX não eram nada sofisticados e como os cupcakes demoram menos pra ficar prontos, era muito mais fácil assá-los em pequenas porções, já que um bolo inteiro demoraria muito.

E nos últimos dois anos, os cupcakes viraram sensação mundial, tanto que é possível achar boutiques especializadas na comercialização de cupcakes.

Essas informações foram retiradas do wikipedia e também de um blog que tem sido escrito desde 2004: www.cupcakestakethecake.blogspot.com (o site é em inglês).

Como viram, os cupcakes são mesmo populares, com livros dedicados à ele, blogs e padarias. São excelentes em casamentos (virou moda), aniversários, festa com as amigas, batizados, comunhão e até mesmo pra um simples café da tarde. Os sabores variam de champagne à floresta negra.

Agora vamos ao que interessa: uma receita simples e deliciosa pra vocês tentarem em casa (é suuuuper fácil, se eu consegui vocês conseguem, já que sou um zero a esquerda)..

Uma receita simples de cupcake (baunilha)

125 gramas de trigo
125 gramas de açúcar
125 gramas de manteiga/margarina
2 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de leite
1 colher de sopa de essência de baunilha (indispensável em qualquer receita)

Eu bato a manteiga e o açúcar na batedeira até ficar fofinho, depois acrescento os ovos levemente batidos até misturar bem. Depois acrescento o leite e a essência de baunilha, batendo por  um minuto e por fim o trigo e o fermento, batendo por pelo menos 6 minutos.

Depois você divide a massa em 12 forminhas médias, em torno de duas colheres de chá em cada forma. Asse em forno médio (180°C) por 15 minutos. Teste com um palito de dente, se o palito sair limpo, o bolo está pronto, se não, deixe por mais 5 minutos.

E agora vamos pra parte que eu mais gosto, a cobertura. Adoro decorar os cupcakes..

Cobertura
150 gramas de manteiga
450 gramas de acúcar de confeiteiro
1 colher de creme de leite
1 colher de essência de baunilha (você pode mudar de acordo com o sabor desejado, no caso de chocolate, use baunilha)

Bata a manteiga primeiro até virar um creme, quanto mais claro, melhor. Quando quase branco, acrescente o açúcar aos poucos (você não vai querer uma fumaça de açúcar pela sua casa) e então o creme de leite e a baunilha, deixe batendo por 10 minutos. Se quiser, você pode acrescentar uma gota de corante. Você pode aplicar a cobertura com uma colher ou usar um saco de confeiteiro, o que eu recomendo, já que fica mais bonito.

Você pode por exemplo usar o bico em forma de estrela, com 6 pontas, aplicando na borda do cupcake até o centro em forma espiral. Você pode achar vídeos na internet mostrando como fazê-los.

Lógico que você pode criar a sua receita acrescentando sabores e ingredientes, mas use a massa de acordo com a receita e tente usar uma balança, qualquer errinho faz uma diferença enorme, acredite.

Eu criei uma fan page no facebook pra divulgar os cupcakes aqui e conquistar alguns clientes, vocês são mais que bem vindas à fan page, mesmo porque, mais cedo ou mais tarde, estarei aí no Brasil e não mais aqui na Irlanda ;). E claro, algumas fotos pra vocês se deliciarem.


Abaixo segue 3 dos meus preferidos cupcakes (feitos por mim) e também 3 idéias de cupcakes retirados da web (com seus respectivos endereços). 

LEGENDA: A PRIMEIRA, A TERCEIRA, E A SEXTA FOTOS, SÃO MINHAS, DE RECEITAS MINHAS. AS OUTRAS, DOS BLOGS ABAIXO !!

Espero que tenham gostado. Se alguém se aventurar, tira fotinho e manda pra gente ;)

Beijos =**

Nenhum comentário:

Postar um comentário