6 de dezembro de 2011

Sweet de tradição natalina..


Meninas.. Como a maioria sabe (eu acho, rss), hoje é dia de São Nicolau.. Por isso, resolvemos passar pra vocês um resuminho explicando a origem desse dia.

No dia 06 de Dezembro, pela boa tradição natalina, crianças comportadas recebem doces, luvas, nozes, tangerinas ou cachecóis de São Nicolau, e as mal-educadas, recebem carvão, em sapatinhos ou no próprio calçado do presenteado. Por isso que, como manda a tradição, deve-se limpar as botas e calçados para que esteja limpo para São Nicolau.

A lenda de colocar os sapatinhos ou de pendurar as meias junto à chaminé veio da cidade de Amsterdã, na Holanda. As crianças deixavam os tamancos (típicos daquele país) na entrada da porta e os pais depositavam um presente sobre cada par.

Segundo uma lenda, São Nicolau teve conhecimento de que três moças muito pobres não podiam se casar porque não tinham dinheiro. Comovido, ele atirou moedas de ouro pela chaminé durante a noite para não ser visto. As moedas caíram dentro das meias que haviam sido postas para secar junto ao fogo da lareira, e as moças conseguiram juntar o dote.

Por esse motivo, surgiu a tradição de se colocar a meia ou o sapato na chaminé, para que na manhã do dia de Natal fossem encontrados presentes neles. Para aqueles que não possuem lareira, as janelas são ótimas substitutas.

Diferentemente do que se imagina, este ícone de bondade é considerado por muitos o verdadeiro Papai Noel (Pai Natal, em Portugal). Sem barriga rechonchuda nem roupa vermelha ou botas pretas, o bom velhinho de natais passados era alto, esbelto, vestia um tipo de batina branca e usava mitra, comuns aos bispos de sua época.

No restante do mundo, é nesse dia que costumeiramente monta-se a árvore de natal. E, ela fica armada por 1 mês, até 06/01 (festa da Epifania).

Na minha infância mais remota, trago lembranças de sapatinho com bombom.. Essas boas
lembranças remetem belos sentimentos, cheiros marcantes e companhia de pessoas queridas. Até porque, crenças à parte, é isso que vale...

Por isso tudo, meninas... espadrilles à postos e ver se São Nicolau está bonzinho ... hehe..

Por aqui, São Nicolau já passou e quem ficou feliz foi o Gus... hehehe

E vocês meninas? Costumam seguir essa tradição? Bjssss

Um comentário:

  1. nunca fiz isso na minha vida.. uiaaa... infancia chataaa... :( mas tive monentos felizes tbm.. \o/

    ResponderExcluir